10 Dicas para o hambúrguer perfeito

Ao longo dos últimos anos venho testando muitas receitas e metodologias, sempre buscando o "hambúrguer perfeito". Montei um guia com 10 dicas que acho importantes para um hambúrguer suculento e saboroso: 


Você tem ideia do tanto que é facil preparar o seu próprio hamburguer? Se soubesse aposto que não cogitaria ir até a prateleira do supermercado e comprar o produto pronto. O hambúrguer caseiro é: mais barato, mais saudável, mais suculento e mais gostoso. Além disso, ao prepara-lo em casa você saberá exatamente o que está comento, já que segundo a legislação brasileira, o hambúrguer pode conter entre outros os seguintes ingredientes: gordura animal, gordura vegetal, água, proteínas de origem vegetal, leite em pó, açúcares, malto dextrina e aditivos intencionais. 

2. O hambúrguer deve ser feito somente de carne. 
Ao pensar em preparar um hambúrguer, muitas pessoas imaginam que devem agregar na elaboração do produto, alguma substância para ajudar a "dar liga" na carne e facilitar na hora de dar o formato do hambúrguer e mante-lo inteiro durante o cozimento. Para isso já vi e inclusive utilizei os mais variados ingredientes como proteína de soja, biscoito aguá e sal triturado, ovo, migalhas de pão, etc...
Hoje posso afirmar que feito somente de carne o hambúrguer pode ser estável e com certeza será mais suculento e gostoso.

3. Um hambúrguer não precisa ser "bonito"
Meu Hambúrguer "feio"

O verdadeiro hambúrguer caseiro não precisa ser redondinho e de formato simetricamente perfeito. Muito pelo contrário! Para preparar o hambúrguer muitas vezes utilizamos modeladores e formas para alcançarmos hambúrgueres com aparência melhor. Eu mesmo já apertei muito meus hambúrgueres em um modelador acreditando que quanto mais achatado ele ficasse, melhor seria o seu cozimento e aparência final. Mas o que os americanos já sabem ha muito tempo é que quanto menos manipulado for o hambúrguer, melhor será sua textura e suculência final. Modele seus hambúrgueres com as mãos manipulando o mínimo possível.


Bonito, mas não tão suculento quanto os meus

4. Qual corte cárneo utilizar?
Na hora de escolher qual corte usar na preparação do hambúrguer existe uma grande variação de opiniões: Já vi e também utilizei de tudo, desde picanha e contra filet,  passando por alcatra e patinho, até chegar em chã de dentro, chã de fora e músculo. Mas na minha opinião a carne mais adequada para um bom hambúrguer é o acém, por ser uma carne saborosa, relativamente barata e com uma quantidade de gordura adequada. A quantidade de gordura é extremamente importante para a suculência do hambúrguer. Caso o corte utilizado esteja muito magro, recomendo que se adicione na mistura de preparação do hambúrguer uma quantidade máxima de 10% de bacon, que conferirá um delicioso sabor sem comprometer o produto final.   
Corte de Acém


5. Observe a origem da carne
É muito importante que se observe a origem da carne e as condições de acondicionamento da mesma no momento da compra. A carne moída em si é um produto muito passível de contaminações e por isso devemos tomar muito cuidado para que nossa refeição não se torne um risco para saúde. Sempre que possível evite a compra da carne moída em exposição naquelas bandejas no supermercado e peça para que seja moída uma peça a sua escolha e na sua frente. Sempre compre carnes que contenham o selo do SIF - Serviço de Inspeção Federal, que certifica que esse produto passou por uma inspeção e está apto ao consumo.   

6. Utilize carne fresca
Para alcançar a suculência máxima o ideal é utilizarmos uma carne que nunca foi congelada, pois no processo de congelamento e posterior descongelamento é comum perdermos algumas características que alteram principalmente a suculência do produto final. Também é importante que a carne seja utilizada o mais rápido possível após ser moída, sendo que não deve-se estocar esta carne moída na geladeira já que esse é um produto com uma deterioração mais rápida do que uma carne íntegra.



7. Sal, pimenta do reino e outros condimentos
O uso de temperos, ervas e outros condimentos é considerado como de gosto pessoal mas somente a aplicação de sal e pimenta do reino (moídos na hora) sobre os hambúrgueres logo antes do cozimento já basta. Eu costumo adicionar a carne alguns outros temperos dependendo do meu gosto no dia, como alho, molho de pimenta e cebola. Use a criatividade mas sem exagero. 

8. Sempre que possível, utilize carvão e grelha
Pode parecer uma dica um tanto quanto exagerada. Não estou recomendando fazerem "churrascos" de hambúrguer como fazem os americanos, mas no campo dos hambúrgueres eles tem razão, o melhor modo de preparo é em uma grelha e com a brasa em uma temperatura alta. Se não for possível, a segunda melhor opção é a chapa, mas você perderá todo o aroma fornecido pela fumaça além de que na chapa o hambúrguer tem maior tendencia a agarrar, necessitando muitas vezes do uso de óleo. A terceira opção é uma frigideira com óleo. Eu evito o preparo de outros modos como grills daqueles com chapas acima e baixo (ressecam muito o hambúrguer), forno e o microondas é claro.


9. Resista à vontade de virar a carne
Deve-se sempre evitar um erro muito comum, que é ficar virando o hambúrguer durante o preparo. Independentemente da forma de cozimento escolhida, o hambúrguer deve ser virado apenas uma vez durante o processo, logo que a parte de baixo atinja o ponto desejado. Ao virarmos demais os hambúrgueres, promovemos a saída dos sucos naturais da carne e muitas vezes promovemos a sua quebra. O mesmo vale para quem fica apertando a carne com a espátula. Resista a essa vontade!
É importante que a carne não cozinhe excessivamente e fique seca. Também não é recomendável o consumo da carne crua. Então o ponto ideal é aquele onde a carne está cozida e ainda permanece com seus sucos. Pratique para chegar a esse ponto.

10. Preocupe-se na escolha do pão e do queijo
De nada adianta termos um hambúrguer perfeito se os complementos usados no preparo do sanduíche não acompanharem a qualidade da carne.
  • O pão é de extrema importância e encontrar o pão ideal normalmente é uma tarefa mais difícil do que todo o preparo do hambúrguer. O melhor pão somente será escolhido após testes aí na sua região, já que sua qualidade e características são muito variáveis. O tamanho do hambúrguer normalmente deve acompanhar o tamanho do pão pois o mesmo deve preencher toda a superfície.
  • Sabe aquele queijo "cheddar" cortado em fatias quadradas que são vendidos como queijos para sanduíche? Então: aquilo é um produto conhecido como queijo processado ou queijo fundido. Fuja dele!!  Ele não passa de uma massa processada, preparada com algum tipo de queijo, água e leite em pó, mais emulsificantes. Para chegar no gosto é adicionado um aroma artificial. Corantes artificiais determinam a cor alaranjada característica.  O queijo é parte fundamental na hora de saborear aquele maravilhoso cheeseburguer, e só teremos o melhor sanduíche utilizando um verdadeiro queijo. O meu preferido é o queijo estepe, mas pode-se utilizar a muçarela, o queijo prato ou outro de sua preferencia.

Resultado final do meu ultimo hambúrguer

Seguindo essas dicas você conseguirá um ótimo hambúrguer!
Tem alguma dica ou sugestão? Deixe nos comentários. 

*algumas fotos deste post foram retiradas na internet

Se você gostou das dicas, dê um like no facebook do blog (quadrado na parte superior direita da pagina) e acompanhe todas as nossas postagens.



16 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bacana Galletti, já fiz alguns burgers na vida e teve algumas dicas aí que ainda não sacava. Testarei numa próxima vez (em breve!) e te falo os resultados!

    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. até eu fiquei com água na boca.. esperem até o Dany ver isso.. Ameiiiiii Galletti!!! que tal vc e Thaís passarem aki em casa uma dia pra fazer um desses pra gente.. hehehe.. Lindo o Blog meninos!! Amei msm.. beijoooooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos marcar aqui em casa um dia desses?? Vou avisar a Lulu!!

      Excluir
  4. Você falou que não pode virar o hamburguer isso vale tambem para aqueles hamburguers já prontos que é so colocar na frigideira??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo. As dicas que eu dei são para o hambúrguer caseiro e não vão fazer tanta diferença no hambúrguer comercial. Não devemos virar os hambúrgueres porque você pode perder a suculência da carne, mas no hambúrguer comercial a suculência não será alcançada de nenhuma maneira. O que recomendo a você é experimentar fazer os próprios hambúrgueres em casa. a diferença é absurda!!!

      Excluir
  5. Uma boa dica é vc pegar a carne moida e pesar ou fazer bolas do mesmo tamanho e joga-las de uma mão a outra, isso é para a carne ficar mais compacta etirar o "ar" de dentro da carne, depois é só amassa-la, temperar e fritar e bom apetite.
    Parabêns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dica é muito boa mesmo! Recomendo o uso da balança e acrescento que o meu hambúrguer ideal pesa em torno de 160 gramas. Obrigado por comentar e volte sempre!

      Excluir
  6. Uma excelente forma de fazer hambúrgueres caseiros...

    http://hamburguer.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio amigo! Gostei muito do seu blog e vou visitar sempre.

      Excluir
  7. Cara, esse post é D++++++++++
    Preciso fazer agora um hamburguer assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá fazer!!!! hehehehe
      E não esqueça de me contar o resultado.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre!

      Excluir
  8. este final de semana vou fazer conforme a receita e depois conto como ficou.

    Não vejo a hora.....

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas Marcos!

    creme de cebola deixa meus hamburgueres deliciosos! só não consigo fazer o de 160 gramas pq forneço para as lanchonetes.. então saem na casa de 90 gramas

    mas obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Ola, eu li todas suas dicas e gosto de fazer na grelha,fica super suculentos,só que eu faço é de acém e lombo suíno, meio a meio , moído juntos,experimente.

    ResponderExcluir
  11. Muito Boa as dicas, tenho um Delibery de HotDog em Curitiba/PR e agora estou acrescentando no cardápio HAMBURGUER, esse post está me ajudando muito. Muito obrigado amigo:)

    ResponderExcluir

 
Faca na Picanha © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes