Bruschetta básica de tomates

A bruschetta é um prato italiano normalmente utilizado de entrada nas refeições. Até onde já li sobre o o assunto (infelizmente ainda não pude ir à Itália comprovar) a bruschetta tradicional é feita com as fatias de pão já torradas e sendo cobertas pelo tomate. Na minha versão eu prefiro que os tomates acompanhem as torradas no forno pois não me agrada muito o sabor dos tomates totalmente crus. A receita a seguir é a minha bruschetta básica de tomates. Ela foi feita com um pão de fatias maiores porque era para um lanche. Se quiser usar como entrada, você deve utilizar um pão mais fino que renda fatias menores. 
Costumo fazer também bruschettas de vários outros sabores como: abobrinha com queijo brie, tomate seco com muçarela de búfala e até camarão. Use a sua imaginação e crie a sua!



Receita: Bruschetta básica de tomates

Ingredientes:  
  • 04 tomates italianos maduros
  • 01 punhado de manjericão
  • 01 dente de alho amassado
  • 01 pão italiano (em torno de 10 fatias)
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado grosso
  • Azeite, sal e pimenta do reino à gosto

Passo a passo:

1. Lave bem os tomates e corte-os em quatro para proceder a retirada do miolo e das sementes. Após a retirada lave-os novamente e seque todos com um papel toalha ou um pano limpo. É importante que os tomates estejam bem secos para evitar umidade na preparação do prato. Tem pessoas que gostam de retirar a pele do tomate. Eu prefiro com a pelo porque é mais rápido e prático, além de que ao retirar a pele e tomate perde um pouco da sua estrutura e a receita tende a ficar mais aguada.


2. Corte os tomates os tomates em cubinhos utilizando uma faca bem afiada e evitando aperta-lo ao máximo pois não queremos que ele solte agua. Coloque em uma vasilha.
3. Corte o manjericão grosseiramente com a faca e misture com os tomates picados. Utilize a quantidade que desejar. Eu costumo ter vasos com manjericão no quintal de casa, é bem fácil de cultivar e você sempre terá esse maravilhoso ingrediente em casa. 

4. Acrescente na mistura o dente de alho já amassado, uma quantidade generosa de azeite e umas 50 gramas do queijo parmesão. Pensou em utilizar aquele parmesão de pacotinho?? Por favor, apague essa ideia da cabeça!! Compre um bom parmesão ralado na hora ou leve um pedaço e rale em casa.


5. Misture todos os ingredientes e adicione o sal (um punhadinho com a ponta dos dedos)





6. Corte o pão italiano na transversal para alcançar fatias maiores. O pão é muito importante nessa receita. Escolha um pão italiano bem "massudo". Se for feito com um pão de massa mole, o resultado não será o mesmo. Nem pense em utilizar tradicional pãozinho de sal. Coloque a mistura pronta sobre as fatias de pão. Deixe para preparar essa etapa logo antes de colocar as bruschettas no forno, para evitar que a umidade dos tomates passe para o pão. Uma das piores coisas que pode acontecer com sua bruschetta é que ela fique molhada. Faça com na foto abaixo:









7. Complete com o resto do queijo e com pimenta do reino moída na hora. Regue as bruschettas com azeite e leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 250ºC.



8. Deixe as bruschettas no forno até que o queijo derreta e o pão comece a dourar (em torno de 15 minutos). Sirva-as ainda quentes.

Se você gostou da receita, dê um like no facebook do blog (quadrado na parte superior direita da pagina) e acompanhe todas as nossas postagens.


2 comentários:

  1. Galletti, faço bruschetta assim também, fica muito melhor que as receitas tradicionais! Se quiser tenho a receita de uma de cogumelo boa demais também. Não sei se já tentou, mas faça uma vez com aquele tomatinho (acho que chamam ele de uva, vem nos potinhos plásticos e é mais doce e mais suculento), dá um toque ainda mais interessante para a receita. Abração e tô curtindo o blog! Ah, fiz hamburguer dia desses sem adicionar nada, só sal e pimenta do reino antes de ir pra frigideira, ficou massa e dá muito menos trabalho que misturar uma porrada de ingredientes igual eu fazia antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leo! Eu costumo fazer uma bruschetta de cogumelos com pimentão vermelho e presunto parma, mas quero experimentar a sua receita sim. Aquele tomatinho eu nunca experimentei mas já tá na minha lista de compras!! Que bom que você tá gostando do blog! E o seu? Parou??

      Excluir

 
Faca na Picanha © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes