Experiências gastronômicas 01: Potluck e Chinese hotpot

No final de semana passada, organizamos um potluck no meu apartamento. O potluck é uma reunião em que cada um traz um prato diferente. A idéia era tentar experimentar pratos típicos de cada país, já que o grupo consistia de uma chinesa, uma brasileira (eu!), um japonês, um italiano, e três americanos. Assei pão de queijo e fiz arroz e strogonoff de frango, o Jacopo, italiano, trouxe uma quiche de pimentão vermelho, e o Tsuyoshi, japonês, trouxe doces típicos japoneses.  Mas, no final das contas, o foco ficou todo no prato que a “Sophie” Yajuan Si preparou: o hotpot chinês.


Na China, é tradicional que todos se sentem à mesa e repartilhem os pratos. O hotpot é um cozido de carnes, vegetais e noodles, que são preparados durante a refeição. Praticamente uma versão chinesa do fondue. A Sophie preparou todos os ingredientes e colocou ao redor da panela que fica sobre um rechaud. Na panela, a água foi temperada com tempero em pó chinês, cebolinha, alho, e em uma das divisões, bastante pimenta!


Os ingredientes: começando pelas folhas verdes típicas de hotpots na esquerda - tong ho; milho verde; dois tipos diferentes de noodles (yam noodles); tofu; cordeiro; fish balls, uma bolinha recheada com peixe; repolho (napa cabbage); batata doce e raíz de lótus; e cogumelos enoki.

Depois de tudo preparado, todos sentados, fomos colocando os ingredientes para cozinhar e comendo. Diferentemente do fondue, no hotpot os ingredientes não são propriedade de ninguém, ou seja, todo mundo vai adicionando mais ingredientes, mas você pode comer o que quiser.


Foi uma experiência incrível! O tempero é bem diferentes do que estamos acostumados, mas toda a combinação de texturas e sabores é indescritível. Espero ter outras oportunidades de comer um hotpot tradicional chinês! E obrigada à Sophie por ter preparado tudo tão bem!

Um comentário:

 
Faca na Picanha © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes