Bruschetta de cogumelos e prosciutto

Anteriormente já apresentei aqui a minha versão da bruschetta básica de tomates, e hoje venho trazer uma variação desse delicioso prato típico italiano. Para manter as características italianas da receita, resolvi utilizar o prosciutto (também chamado de presunto parma) que é  um presunto cru, curado e temperado.  Combinado ao prosciutto escolhi o queijo parmesão que também é amplamente utilizado na culinária italiana. Outros ingredientes utilizados foram: um bom azeite (de preferência italiano), cogumelos frescos, pimentão vermelho e pão italiano.  
Ela foi feita com um pão de fatias menores porque era para uma entrada. Se quiser usar para um lanche, você pode utilizar um pão mais grosso que renda fatias maiores.
Costumo fazer também bruschettas de vários outros sabores como: abobrinha com queijo brie, tomate seco com muçarela de búfala e até camarão. Use a sua imaginação e crie a sua!


Receita: Bruschetta de cogumelos com presunto parma

bruschetta cogumelos

Ingredientes:
  • 01 pimentão vermelho médio
  • 10 cogumelos frescos 
  • 50 gramas de prosciutto cru fatiado finamente
  • 01 dente de alho amassado
  • 01 pão italiano (em torno de 15 fatias)
  • 250 gramas de queijo parmesão ralado grosso
  • Azeite, sal e pimenta do reino à gosto


Passo a passo:
1. Utilize uma esponja úmida para limpar a superfície dos cogumelos antes de fatia-los. Não lave os cogumelos, pois se lavados estes absorvem muita agua e alteram o resultado final da receita. Em alguns casos é necessário raspar toda a superfície do cogumelo para uma limpeza adequada.

2. Fatie os cogumelos finamente e reserve.
cogumelos fatiados
3. Lave o pimentão vermelho. Corte em fatias finas com em torno de 2 dedos.


4. Coloque uma boa quantidade  de azeite no fundo de uma panela ou frigideira e ligue o fogo para esquentar o azeite (sem miséria mesmo, pois usaremos o azeite que sobrarno final da receita). Com o azeite já bem quente, coloque os cogumelos e o dente de alho amassado e deixe fritar. Após uns 2 minutos acrescente o pimentão e deixe fritar até que este fique macio. Nesse momento tempere com sal à gosto. Deixe esfriar.
salteando cogumelos e pimentao vermelho

5. Corte o pão italiano na transversal para alcançar fatias maiores. O pão é muito importante nessa receita. Escolha um pão italiano bem "massudo". Se for feito com um pão de massa mole, o resultado não será o mesmo. Nem pense em utilizar tradicional pãozinho de sal.


6. Coloque o pão em um tabuleiro e cubra as fatias com o queijo parmesão. Pensou em utilizar aquele parmesão de pacotinho?? Por favor, apague essa ideia da cabeça!! Compre um bom parmesão ralado na hora ou leve um pedaço e rale em casa.

7. Pegue a mistura de cogumelos com pimentão já preparada e distribua uniformemente sobre as fatias do pão, por cima do queijo parmesão. Utilize o azeite que ficou no fundo da panela para regar as fatias de pão. Esse azeite é muito importante para a receita pois absorve o sabor dos pimentões e dá o sabor à bruschetta.
bruschettas cogumelo e prosciutto

8. Pique as fatias de prosciutto para espalhar sobre as bruschettas. Não se assuste com o preço do prosciutto (em torno de 100 reais 0 quilo) pois você precisará apenas de 5o gramas (5 reais) e o resultado final vale a pena.

9. Tempera as bruschettas com pimenta do reino moída na hora e leve as brusquetas  ao forno pré-aquecido na temperatura de 250ºC.

10. Deixe as bruschettas no forno até que o queijo derreta e o pão comece a dourar (em torno de 15 minutos). Sirva-as ainda quentes.

bruschettas prontas

Se você gostou da receita, dê um like no facebook do blog (quadrado na parte superior direita da pagina) e acompanhe todas as nossas postagens.


3 comentários:

  1. Que Delícia. Uma mistura infalível com cogumelos também é o trio: salsinha, tomilho e limão siciliano! Além, claro, do alho e azeite. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa bruschetta fica uma maravilha leo. Todo mundo endoida quando eu faço aqui!
      Por falar em tomilho, plantei aqui em casa fazem uns 15 dias mas nunca usei. Tem mais alguma idéia pra ele?

      Excluir
  2. Olá,
    primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu site, depois informo que tomei a liberdade de colocar alguns de seus links em um novo Agregador de Receitas que foi recém criado. Caso não deseje ter seus links divulgados no Agregador, basta me informar e prontamente os retirarei. Em contrapartida, caso ache interessante este novo canal de divulgação de links, espero poder contar com sua ajuda, seja enviando seus novos posts para que possam ser divulgados, informando a seus leitores sobre este novo Agregador ou mesmo divulgando nosso banner e/ou nosso endereço web. Para conhecer o Agregador de Receitas, acesse http://busquereceitas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Faca na Picanha © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes