Maxixe refogado com linguiça artesanal

Você já comeu maxixe? Acredito que muita gente nunca experimentou essa iguaria da culinária nordestina. Eu mesmo só havia comido uma vez, na ocasião de um dos festivais “Comida di buteco” aqui em BH.
O maxixe é uma hortaliça da família do pepino, de origem africana e popular no Nordeste. Nesse site da Embrapa você pode encontrar várias informações interessantes sobre o maxixe, como comprar, conservar e preparar.


Gostei muito do maxixe quando experimentei (mesmo eu não gostando de pepino), mas nunca tinha preparado nenhuma receita com ele. Acontece que passeando pelo supermercado um dia desses, vi uma bandeja com 8 maxixes custando menos de dois reais. Não resisti!
Comprei os maxixes e deixei em minha geladeira por uns 3 dias, pensando o que faria com eles. Até que em uma noite, tirei uma linguiça artesanal do congelador e decidi que era hora de inventar um tira-gosto. E não é que o resultado foi ótimo?!

Receita: Maxixe refogado com linguiça artesanal
Maxixe refogado com linguiça
Ingredientes:
  • 08 maxixes
  • 1/2 quilo de linguiça de porco
  • 02 cebolas
  • 01 dente de alho amassado
  • 3 raminhos de alecrim fresco
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • óleo e azeite

Passo a passo:
1. Lave os maxixes com uma bucha e sabão. Enxague bem e com uma faca raspe os maxixes para tirar os espinhos, até que fiquem lisinhos.

espinhos maxixe

2. Corte os maxixes em 04 partes, no sentido vertical. Corte também as cebolas no mesmo sentido.
maxixe e cebola

3. Coloque um fio de óleo e a linguiça em uma panela de ferro ou em uma chapa. Deixe fritar bem em ambos os lados. Escolha uma linguiça de boa qualidade, de preferência caseira ou artesanal.
     Linguiça caseira             Linguiça caseira frita

4. Retire a linguiça e pique em rodelas de mais ou menos 1 dedo. Reserve.


5. Na mesma panela/chapa utilizada, coloque um fio de azeite e frite o alho até começar a dourar. Acrescente o maxixe e a cebola e frite também. Se for necessário coloque um pouco mais de azeite. Acrescente o sal.
maxixe frito

6. Com os legumes já refogados, acrescente a linguiça picada, a pimenta do reino e o alecrim até esquentar.
maxixe com linguiça pronto

7. Sirva imediatamente, acompanhado de fatias de pão .
maxixe

Se você gostou da receita, dê um like no facebook do blog (quadrado na parte superior direita da pagina) e acompanhe todas as nossas postagens.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Faca na Picanha © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes