Pudim de Leite Condensado

E vai chegando aquela época do ano que eu já tô doida pro semestre acabar e ir pro Brasil. Já tô pensando em tudo que eu quero comer de bom: coxinha, pão de queijo, doce de leite, arroz com feijão, pão francês com requeijão... Hum!! Super gordinha feelings né! hahaha
Mas não tem jeito! A culinária do nosso país sempre nos traz as melhores recordações e sensações.
Por isso, resolvi postar essa receita super boba de tão simples, mas que é bem tradicional e vale o registro aqui no blog para o caso de que alguém ainda não saiba fazer. Além disso, é uma ótima idéia de sobremesa que agrada a todos!

foto 1


Receita: Pudim de Leite Condensado
Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma medida (1 lata) de leite
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar para a calda
Você vai precisar também de uma forma redonda, com furo no meio (aquele formato tradicional para pudim).
Passo a passo:
1. Primeiro temos que fazer a calda de açúcar para untar a forma de pudim. Basta colocar o açúcar em uma panela pequena e levar ao fogo médio até derreter. Quando já estiver corado, acrescente 1/3 de xícara de água e deixe ferver até a calda ficar homogênea.
IMG_0109
2. Enquanto a calda ainda estiver quente, unte a forma e reserve.
IMG_0111
3. Para fazer o pudim, bata bem no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos por cerca de 5 minutos até ficar homogêneo. Depois é só colocar na forma para levar ao forno.
Dica: se você quiser evitar aquelas “bolinhas” que aparecem no pudim depois de pronto, espere um pouco para a espuma que se forma nessa etapa desaparecer. Com isso você vai ter um pudim mais lisinho. Eu, particularmente, não ligo para as bolinhas e acho delicioso de qualquer jeito!
IMG_0112

4. Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque a forma em um tabuleiro com água para assar em banho-maria por 40 minutos. O pudim deve ficar firme e coradinho por cima. Para desenformar, espere esfriar. Eu costumo fazer um dia antes e deixar o pudim assado na geladeira e só desenformar na hora de servir.
foto 4

Depois de desenformar é só servir, mas fiquem espertos pra não ficar sem! Se aí na sua casa for igual lá em casa, ninguém consegue parar de comer enquanto não acabar! =)


3 comentários:

  1. qual é a medida para fazer a calda?o meu sempre quebra....mesmo seguindo a receita a risca,acho que estou errando na calda me ajuda???meu marido adora mas nao consigo fazer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emily! Para fazer a calda, espere o açúcar derreter todo e começar a corar. Depois que colocar a água, a calda endurece por causa do choque de temperatura. A dica é não mexer e esperar até que a calda derreta novamente. Espere ferver um pouco para ficar homogênea, rapidamente já estará no ponto. Não precisa engrossar muito, já que você tem que conseguir espalhar na forma. Boa sorte!

      Excluir

 
Faca na Picanha © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes