Lagarto Recheado com Bacon

Hoje venho trazer uma receita muito especial, pois é uma tradição de família e foi feita com a ajuda da minha avó. Aproveitei a oportunidade para aprender como fazer essa carne com ela e registrar tudo. Já experimentei fazer sozinho após esse dia, e ficou muito boa,  embora não tenha ficado igual a da minha avó.
O Lagarto é uma carne muito seca e fibrosa, com pouquíssima gordura. A única gordura fica na parte externa do corte, e por isso recomento não retira-la. Rechear o lagarto é imprescindível, pois a gordura do bacon ajuda a deixar a carne menos seca e fornece sabor.
O lagarto também pode ser recheado com linguiça e cenoura. É muito fácil de fazer e fica ótimo para comer numa refeição, ou para recheio de sanduíches.


Receita: Lagarto Recheado com Bacon
lagarto recheado com bacon
Ingredientes:
Tempero:
  • 1 Colher de tempero pronto (sal/alho) para cada kg de peso do lagarto
  • 2 Colheres de sopa de vinagre branco
  • 2 Colheres de sopa de água
  • 2 Pimentas malaguetas amassadas
  • Pimenta do reino à gosto

Carne:
  • 1 Lagarto de 2,5 a 3,0 kg
  • 300 gramas de bacon
  • Óleo para cobrir o fundo da panela

Passo a passo:
1. Com um garfo, perfure toda a superfície da carne, para favorecer a entrada do tempero posteriormente. Fatie o bacon da maneira mostrada na foto abaixo
lagarto bacon
2. Com uma faca de ponta fina ou outro instrumento cortante, faça furos na diagonal da carne de maneira que permita enfiar as fatias de bacon. 

receita lagarto recheado



/>lagarto recheandobacon recheio

3. Misture o tempero e espalhe sobre toda a carne, massageando a superfície para que ele penetre bem. Aguarde em torno de 20 minutos, antes de colocar a carne para cozinhar
4. Cubra o fundo da panela com cerca de um dedo de óleo e coloque a carne. Pode colocar na panela a pele e o bacon que sobrar.  Adicione água até cobrir. Leve ao fogo médio por cerca de 04 horas. Na ultima hora será necessário virar a carne várias vezes para que ele possa dourar uniformemente.
lagarto receitaIMG_1632
5. Fatie imediatamente antes de servir, para evitar que fique ressecada.

lagarto fatiado
Se você gostou da receita, dê um like no facebook do blog (quadrado na parte superior direita da pagina) e acompanhe todas as nossas postagens.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Faca na Picanha © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes